Podemos fazer uma gama enorme de
atividades físicas, algumas exigem força, outras flexibilidade, outras
agilidade... Algumas nos fazem transpirar muito e outras nem tanto... E qual
tecido devemos usar para nos dar mais conforto seja térmico ou de mobilidade?
Antes disso, vamos conhecer os principais
tecidos disponíveis no mundo da moda fitness. Confesso que antes de estudar para montar o nosso site, eu
não tinha a menor ideia sobre esse assunto e achava que não fazia a menor
diferença... Mas vamos lá!Em nosso site você encontra várias opções de peças com alguns desses tecidos.
As informações contidas neste post foram
extraídas do Blog da Modelle com
algumas adaptações:
- Poliéster: Tecido sintético derivado do petróleo. Se destaca por ser de baixo custo, pela dificuldade de ser amassado e pela versatilidade, pois permite vários tipos de modelagens. É amplamente usado na produção de uniformes esportivos, devido a sua versatilidade e grande resistência a choques, como ocorre no futebol, por exemplo. É um tecido confortável, com boa durabilidade, retenção de cor e resistência a rugosidades. Tem a grande vantagem de permitir estamparia personalizada com mais fácil acesso que as demais opções, além de ser um produto altamente competitivo em custos de produção.
- Poliamida: Considerado por muitos esportistas como o tecido ideal para malhar, pois oferece um sistema de troca térmica para regular a transferência de calor. Por isso, o suor evapora mais rápido, a roupa não fica pesada ao longo do treino e a pele pode respirar facilmente. É o mais indicado para confecção de roupas com foco em treinos de alta intensidade. É um tecido sedoso, flexível e apresenta alta resistência mecânica, o que possibilita a variação de acabamentos têxteis e garante um visual diferenciado.
- Poliéster-algodão: A mistura desses dois tecidos traz benefícios adicionais ao material 100% algodão. O fato de ter poliéster na composição torna as peças mais confortáveis e respiráveis, além de deixá-las menos propensas a encolher com a lavagem. Esse tecido misto é muito usado na confecção de roupas fitness, por ser resistente a atividades e oferecer boa durabilidade. Uma mistura ideal desses dois materiais seria de 50/50, assim é possível manter as características tanto do poliéster quanto do algodão em uma mesma peça.
- Tela: É perfeita para as práticas esportivas, em geral, pois oferece uma excelente elasticidade e conforto. O diferencial dela é a estrutura do tecido, que ajuda a refrescar e permite a transpiração com mais facilidade. Este material pode ser usado de diferentes formas na roup que vão de detalhes a recortes estratégicos da peça, dando um charme extra à roupa.
- Viscolycra: A viscolycra é um dos tecidos mais recomendados para produção de roupas fitness por sua elasticidade e caimento. Além de ser macio, esse material é leve e confortável, ideal para confecção de roupas para exercícios de muita movimentação. É um material fluido que se ajusta ao corpo e pode ser utilizado para confecção de peças justas ou até mesmo mais soltas. Por ser um tecido muito versátil é usado na produção de blusas, de calças e macacões.
- Malha Fria: A malha fria também é conhecida como poliviscose, por ser um tecido misto composto por 67% de poliéster e 33% de viscose. As roupas produzidas a partir desse material são leves e confortáveis. Por ser um tecido leve e macio é muito utilizado para produção de camisetas. Apesar disso, é um material bastante resistente e com boa durabilidade, a malha não estica e não esgarça, evitando assim que a camiseta fique com aparência de velha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!