A capoeira foi por muito tempo uma espécie de arma que os negros escravizados utilizavam para defender o quilombo ou até mesmo fugir da escravidão, chegou a ser considerada uma prática criminosa por contestar o sistema escravagista. Hoje é uma modalidade difícil de ser definida, porque ela não tem um conceito único, há quem a considere um esporte, uma luta ou uma manifestação cultural. O conceito não importa muito, pois é uma modalidade linda de se ver e a sua prática traz benefícios para a saúde.
Segundo a Associação Desportiva Arte Cultura Capoeira, os princípios fundamentais ensinados pela capoeira são: o diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão da filosofia de jogo. Toda essa mistura é excelente para o corpo, além disso os movimentos da capoeira fazem com que diversos grupos musculares sejam trabalhados.
Com a prática você vai ganhar: resistência, pois é uma atividade intensa; agilidade já que os movimentos mudam se sentido e direção o tempo todo; flexibilidade, os gestos da capoeira são amplos; velocidade para surpreender o adversário; equilíbrio, pois é preciso aprender a dominar o corpo em posições complicadas; coordenação motora já que você responde aos golpes com as pernas, tronco e braços ao mesmo tempo; ritmo, a luta é acompanhada sempre de música.
Já viu uma roda de capoeira? Eles executam golpes difíceis e para que eles fiquem perfeitos também é preciso melhorar a sua atenção, trabalhar a sua persistência, coragem e astúcia.
A capoeira também contribui para:
1) Aliviar o estresse: Combina música, luta e atividade aeróbica, assim a pessoa transfere seu estresse para o momento da prática;
2) Perder peso: A capoeira é uma atividade aeróbica que pode queimar até 700 calorias em uma aula (a depender do seu metabolismo e intensidade do treino);
3) Ajudar no desenvolvimento cardiovascular: por ser uma atividade aeróbica, permite a pessoa transite por diferentes zonas de frequência cardíaca, levando a melhora do condicionamento cardiovascular;
4) Estimular a cultura popular: a capoeira está diretamente ligada à história e a cultura brasileira, especialmente a afro-brasileira.
Com tanto benefício assim dá até vontade de praticar, né? Mas antes procure o seu médico para saber se você está apto para essa prática! Também procure fazer fortalecimento muscular para evitar lesões.
Já conhece o nosso site? Acesse e veja as nossas promoções: https://www.kmfitness.com.br/
Já conhece o nosso site? Acesse e veja as nossas promoções: https://www.kmfitness.com.br/