quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Qual o papel do sódio no nosso organismo?

A nossa maior fonte de sódio é o sal de cozinha, ele é composto por cloreto de sódio (NaCl) que tem 40% de sódio em sua composição. Segundo a Organização Mundial de saúde devemos ingerir até 5 g de sal por dia (somando TUDO que comemos, não apenas o sal de cozinha adicionado na mesa), mas no Brasil o consumo médio é de 12 g diárias, o que representa mais que o dobro do recomendado. E quais as consequências disso? 

O sódio é um mineral extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo, porque ele é responsável, juntamente com o potássio, pela regulação da quantidade de água que é retida ou eliminada. Enquanto o sódio retém os líquidos, o potássio excreta, fazendo com que as células fiquem com a quantidade certa de água. Além disso, a combinação sódio e potássio participa de contrações musculares e do fornecimento de energia para o organismo.



Não podemos dizer que o sódio faz mal para a nossa saúde, pois a falta dele pode trazer complicações como dor de cabeça, desidratação intensa, fraqueza muscular, vômitos, diarreia, entre outros problemas. O excesso dele na alimentação é que traz malefícios para o corpo, como hipertensão e outras doenças cardiovasculares e problemas nos ossos.  Ou seja, devemos consumir o sódio de maneira equilibrada para não causar problemas por falta ou por excesso dele.

Para garantir um consumo equilibrado de sódio, é necessário uma reeducação alimentar. Sabemos que o sal também é essencial para dar sabor aos alimentos, mas podemos reduzir a sua quantidade e substituir por condimentos (ervas, alecrim, manjericão, pimentas) ou legumes aromáticos (alho, cebola). 

O governo brasileiro, inclusive, deu uma forcinha no quesito redução de sódio no prato do brasileiro, pois obrigou a indústria alimentícia a diminuir o teor de sócio presentes em todos os alimentos processados. Ainda assim devemos evitar esses alimentados industrializados e buscar fontes naturais de sódio como carnes, peixes, ovos, leite e alguns alimentos de origem vegetal que também tem pequenos teores. Consulte o seu nutricionista para maiores informações.

Além de tudo isso, é muito importante manter a prática de exercícios físicos, pois essa prática também ajuda a regular o fluxo de minerais no nosso corpo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!