Mas como funciona o Jiu-Jitsu?
Ele se baseia no uso do corpo como alavanca e no aproveitamento da força do adversário. É um esporte de defesa e raciocínio, além disso permite que pessoas mais fracas e menores possam praticar a autodefesa.
Para entender melhor, a KM Fitness fez algumas perguntas a @matthew_horne_, praticante de BJJ. Veja abaixo as respostas dele:
Por que você escolheu fazer BJJ?
"Escolhi fazer Jiu-Jitsu porque eu gosto de competir e gosto de esportes de contato. É um esporte que você pode treinar e dar seu 100% com seus parceiros de treino sem sofrer concussões ou danos cerebrais como acontece no boxe. É ótimo para defesa pessoal também, tanto para homens como para mulheres. Mais de 80% dos confrontos físicos terminam no chão e isso faz do Jiu-Jitsu a maior arte marcial de luta no chão."
O que você aprendeu no Jiu-Jitsu que você aplica na sua vida?
"Disciplina, foco, autoconfiança, respeito pelos oponentes, paciência e muito mais... Tudo que você encontra no Jiu-Jitsu, você encontra na vida, só que de uma maneira diferente. Se alguém está aplicando um golpe de sufocamento em você, mas você sabe que restam apenas 10 segundos para acabar o round, você não entrará em pânico e perceberá que pode se esforçar mais e ir mais longe do que imaginava ser possível. Você também enfrentará obstáculos que parecem intransponíveis na sua vida cotidiana e a habilidade de confiança que você adquire no Jiu-Jitsu te ajudará a manter a calma."
Quem pode fazer Jiu-jitsu?
"Qualquer um pode fazer. Eu gostaria de ter começado quando criança, mas até pessoas idosas podem fazê-lo. Em geral, os praticantes são respeitosos e seguros. Eles querem que mais pessoas treinem não se machuquem os companheiros de treino."
Dessas respostas podemos extrair benefícios do Jiu-Jitsu para o corpo e para a mente. A prática exige concentração, reflexos e respostas rápidas de todo o corpo, você também aprende a competir e a se superar. Na parte física, trabalha a coordenação motora, flexibilidades, aumenta a resistência física, melhora o sistema cardiorrespiratório e ainda ajuda a perder peso. Estima-se que, em média, uma pessoa queima mil calorias.
Se interessou? Procure uma academia da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu ou da Federação de Jiu-Jitsu do seu estado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!