quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Saiba como a atividade física pode ajudar na prevenção e no controle da depressão.

Segundo o Ministério da Saúde, a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, de ânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência de forma isolada e podem combinar-se entre si. 

A depressão é a doença mais associada ao suicídio, mas ela não é única causa, transtornos de humor, transtornos psicóticos, abusos de substâncias químicas e até mesmo transtornos de ansiedade podem levar uma pessoa a cometer o suicídio. Para evitá-lo é preciso tratar as doenças que estão associadas a ele.



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Não, você não leu errado: a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo! E isso nos leva ao número assustador de 800 mil mortes por ano. O último dia 10 de setembro foi o dia Mundial da Prevenção ao Suicídio e o amarelo foi a cor escolhida para representar essa data e todo o mês de setembro. A ideia é alertar as pessoas sobre a importância da vida e deixar claro que esse é um assunto que precisa ser exposto.

A depressão é tratável e, como qualquer outra doença, exige acompanhamento médico tanto para o diagnóstico como para o tratamento adequado. Cerca de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão e precisamos entender quais são as melhores formas de prevenir essa doença que é considerada o "mal do século".

A melhor forma de prevenir a depressão é cuidar da mente e do corpo, com alimentação saudável e prática de atividades físicas regulares. Segundo pesquisas realizadas em todo o mundo, os efeitos antidepressivos das atividades físicas são eficazes tanto para a prevenção quanto para o controle da doença. Isso porque o organismo libera endorfina, conhecida como "hormônio da alegria", por promover sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores; e a dopamina que tem efeito analgésico e tranquilizante. Esses dois hormônios apresentam influência direta sobre o nosso humor e nossas emoções. 

Exercícios praticados ao ar livre ajudam na produção de serotonina, um neurotransmissor que possui diversas funções em nosso organismo, dentre elas regular o nosso humor e a nossa temperatura corporal. Como benefício temos uma sensação de aumento da energia e da motivação, juntamente com a diminuição da tensão, raiva, confusão mental e da depressão.

A prática de atividade física também ajuda a diminuir o sofrimento físico e psíquico, além disso oferece melhora na qualidade de vida, elevação da autoestima e envolvimento social. É importante destacar que a prática de atividade física precisa estar associada ao tratamento adequado indicado pelo médico. 

Outra forma de prevenir a depressão, tão importante quanto a prática de exercícios físicos, é compartilhar os problemas com amigos e/ou familiares, é saber que você não está sozinho e tem sempre alguém disposto a ajudar. 

E se você não se sente à vontade para conversar com alguém próximo, procure ajuda de um profissional ou então conheça o CVV – Centro de Valorização da Vida que  realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!