quarta-feira, 4 de março de 2020

Metabolismo e Emagrecimento

Você provavelmente já ouviu falar em metabolismo: "Ahhh, fulano tem um metabolismo lento, por isso que não consegue emagrecer!", "O metabolismo de beltrano é fantástico! Olha como ele perdeu peso rápido!", mas afinal o que é metabolismo?


O metabolismo nada mais é do que o que está acontecendo no seu corpo neste exato momento, é a forma como ele gasta energia. Mesmo que você esteja parado apenas lendo este texto, o seu corpo está trabalhando. Lá dentro as suas células estão em intensa atividade, realizando milhares de reações químicas e transformando energia para manter o seu corpo vivo e saudável e a energia necessária para manter esses processos vitais vem da ingestão de alimentos.

O principal componente do metabolismo é a taxa metabólica basal (taxa metabólica de repouso), ela representa 70% do gasto de energia total e se refere a quantidade de calorias gastas pelo corpo para manter as funções básicas do nosso corpo enquanto estamos parados: respiração, batimento cardíaco, controle de temperatura corporal etc. O restante da taxa vem das calorias gastas durante a digestão (aproximadamente 10%) e com a atividade física.

Cada pessoa tem o seu metabolismo, parte dele é determinado geneticamente e sofre a influência de vários hormônios, bem como de vitaminas e minerais. Idade, sexo e tipo de vida também influenciam no metabolismo: O avanço da idade faz com que ocorra uma diminuição natural e progressiva do metabolismo, pois a atividade celular é menor e também ocorre a redução de massa muscular; Mulheres tendem a ter o metabolismo mais baixo que o dos homens; O músculo gasta mais calorias que o tecido adiposo, por isso a quantidade de massa muscular também tem grande influência no metabolismo; Sedentarismo, efeito sanfona (ciclos de emagrece e engorda), estresse físico e emocional, longos intervalos de jejum, dieta insuficiente em proteínas, mau funcionamento das funções hormonais, consumo insuficiente de água e privação de sono também podem contribuir para a lentidão do metabolismo. Por isso duas pessoas com mesmo sexo, idade, peso e altura podem ter metabolismos diferentes. 

E o que todo esse blá, blá, blá tem a ver com emagrecimento?

Para manter o seu peso, o número de calorias gastas deve ser igual ao número de calorias ingeridas. Se a pessoa come menos do que gasta, o organismo precisará buscar energia de suas reservas para realizar as funções orgânicas, geralmente essa reserva é tecido gorduroso, por isso ocorre a perda de peso. Mas se a pessoa ingere mais do que gasta, as calorias excedentes são depositadas no seu corpo em forma de gordura e ocorre o aumento de peso. 

Ou seja, a relação entre metabolismo e emagrecimento é matemática simples: para perder peso, a pessoa tem que gastar mais do que ingere. Para ganhar peso, ela deve ingerir mais do que gasta.

E você, conhece a sua taxa metabólica? Sabia que é possível conhecê-la indo a um médico?

Referência: khanacademy.org
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!