Quem depende muito da opinião de outras pessoas tende a ter pouca autonomia da própria vida e acaba se tornando uma pessoa insegura que se preocupa sempre o que os outros vão pensar. É claro que é importante saber o que os outros pensam a respeito de suas escolhas, mas isso não deve ser a base para as suas decisões. Mas é importante também aprender a lidar com as opiniões negativas que vão te dar, isso vai ajudar a reduzir as frustrações e trazer mais qualidade de vida.
A psicóloga Adriana de Araújo, do site Minha Vida, fez um post sobre esse assunto:
“Quem vive sem saber o que deve fazer, como agir, se portar e pensar, acaba perdendo autonomia, apresenta dificuldade de escolha e perde a liberdade de ação. Quem está atento excessivamente ao que "os outros" vão dizer, acaba muitas vezes por abrir mão de seus próprios sonhos, desejos e vontades. A preocupação exacerbada e até mesmo um comportamento inseguro em relação ao que os outros pensam sobre nós pode gerar grande desconforto e nos privar da nossa liberdade de expressão. Quando isso acontece é preciso rever o que está havendo, é motivo para refletir e mudar.
Ser capaz de sonhar, desejar o que se quer viver, conquistar e realizar é parte do processo de liberdade individual. Estar pronto para pagar o preço das ações e com isso enfrentar as pessoas que podem ser contra ou mesmo não entendem a necessidade desses desejos, se faz necessário. É importante saber negociar, conversar, expor os sentimentos e vontades. O diálogo nem sempre é fácil, porém é libertador. Saber ser assertivo sem ser agressivo é uma arte. Conseguir dialogar sobre o desejo ser precisar se impor de forma violenta é libertador. Quem sabe dizer não e manter-se inteiro é capaz de seguir a vida com tranquilidade de segurança, pois respeita a si e os outros.
Quem se preocupa com o outro e não vê as próprias necessidades acaba sofrendo duas vezes: por não saber se impor e conversar e por não ser capaz de realizar o que deseja.Para facilitar a conquista e o desfrutar dos sonhos e objetivos é importante o diálogo claro e aberto com as pessoas a volta. Normalmente, o medo da rejeição, da punição e castigo são mais fortes e que bloqueiam a tomada de decisão.
Para desenvolver atitudes livres, experimentando liberdade de pensamento e ação, sem se importar de forma rigorosa com que as pessoas vão achar ou opinar sob a vida é preciso autoconhecimento para o amadurecimento pessoal.”
Existem várias formas de buscar autoconhecimento: meditação, terapia, oração... Encontre a sua!
Visite o nosso site e conheça os nossos produtos! https://www.kmfitness.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!