quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Sabia que a atividade física ajuda no tratamento do Alzheimer?

A nossa população envelheceu, isto é um fato. Conquistamos isso ao longo dos anos, porém quase todo bônus tem um ônus. 
Após o envelhecimento populacional, houve também um aumento na incidência de pessoas com Demência de Alzheimer - esta é a demência mais prevalente no mundo e o seu principal fator de risco é a idade. 
Muito se estuda, porém pouco ainda se sabe sobre essa doença que assusta tanto a todos nós. Este ano, no entanto, tivemos revelações que podem nos ajudar a prevenir e ainda pode contribuir para possíveis tratamentos futuros.



"PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS MOSTROU-SE UM PROMISSOR ALIADO PARA REDUZIR O AGRAVAMENTO DA DEMÊNCIA DE ALZHEIMER, ASSIM COMO É CAPAZ DE MELHORAR O DESEMPENHO DA MEMÓRIA." Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/cientistas-da-ufrj-provam-que-hormonio-do-exercicio-protege-contra-o-alzheimer/

Tudo isso se deve à produção de irisina que ocorre durante a prática de exercícios físicos. Um estudo mundial, que incluía também pesquisadores da UFRJ, evidenciaram que há uma queda importante de tal substância no sistema nervoso central dos pacientes com demência de Alzheimer e, através de análises experimentais com camundongos foi possível perceber que os animais com menos quantidade de irisina tinham dificuldades nas comunicações neuronais e com isso alteração de memória, e os que tinham maior quantidade, tinham maior ganho no armazenamento de informações.

Finalmente temos alguma resposta para uma das questões mais frequentes no consultório da Neurologia: o que fazer para evitar quadros demenciais no futuro?! PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA.

Terminou de ler o texto?!
Está esperando o que para começar a se exercitar?!

Visite o nosso site! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!