segunda-feira, 13 de abril de 2020

Prós e contras da Esteira

As academias mais modernas têm muitas opções de equipamentos estáticos que você pode utilizar para realizar exercícios aeróbicos: esteiras, elípticos, escadas, remadores e outros. Fica até difícil de escolher só um! Hoje vamos falar um pouco mais sobre o equipamento mais popular em qualquer academia: a esteira.


A esteira permite que você possa andar, trotar e correr sem sair do lugar. Na maioria delas, você pode controlar a velocidade, a inclinação, acompanhar a distância, ritmo e pode até programar treinos intervalados.

Quais os objetivos da esteira?

Correr, trotar ou caminhar neste equipamento trabalha principalmente a parte inferior do corpo. A corrida também é bem eficaz para fortalecer a região do core (região central do nosso corpo, abrangendo abdômen, quadris e região pélvica). Então, se você fizer um treino pesado na esteira, você trabalhará principalmente os isquiotibiais (posterior da coxa), panturrilhas, glúteos, quadríceps e abdômen.

Quando usar a esteira?

Este equipamento é ótimo para evitar corridas ou caminhadas em condições climáticas adversas. Há esteiras bem modernas em que é possível acompanhar a distância e o ritmo com precisão, além de conseguir definir as suas metas.
Se você não estiver a fim de uma longa corrida, pode facilmente criar um treino intervalado (HIIT) mais curto, escolhendo seus intervalos de treino e tempos de descanso. Um HIIT de alta intensidade dura de 10 a 30 minutos e pode ser eficaz quando os objetivos são resistência ou perda de peso.

As esteiras são ferramentas úteis para controlar seu ritmo e aumentar sua velocidade. Como a velocidade é gerada pelo equipamento e não por quem corre, aumentá-la forçará o corredor a acompanhar o ritmo e se acostumar a correr mais rápido. Isso pode mais difícil se você estiver do lado de fora se desafiando sozinho.

Na esteira também é mais fácil se concentrar na sua postura durante a corrida sem o alto impacto de correr em superfícies de concreto ou similares. Mas saiba que esse aperfeiçoamento da postura fica limitado na esteira, já que a esteira é que realiza parte do trabalho de impulsionar para a frente, então os músculos das pernas e dos pés não precisam se envolver tanto no movimento e você acaba relaxando. Se você pode correr ao livre, faça isso, pois é melhor para fazer exercícios e corrigir a postura, já que na esteira você acaba se acomodando.

Mesmo que corrida não seja a sua praia, a esteira é eficaz no fortalecimento da parte inferior do corpo, ainda mais se você colocar um pouco de inclinação. É importante deixar claro que a esteira não substitui os ganhos gerais dos vários tipos de agachamento, mas é uma ótima maneira de desafiar a resistência das pernas.

Quando não usar a esteira?

Esta não é uma boa opção se você tiver lesões no tornozelo, joelho ou quadril. Menos que a esteira tenha menos impacto nas articulações do que o asfalto é melhor evitá-las nesses casos e buscar uma outra opção de aeróbico com menor carga como bicicleta, natação ou elíptico.

Resumindo:

Prós da Esteira:
  • Fortalece sua parte inferior do corpo e dependendo da intensidade, o core;
  • Ótimo para treinamento de corrida quando as condições ao ar livre são ruins;
  • Pode ajudar a melhorar a velocidade;
  • Pode ser usado para programar exercícios HIIT;
  • Pode ser usado para treinar em uma inclinação;
  • Bom usar para perda de peso

Contras da esteira:
  • Não é bom para quem se recupera de lesões nas articulações (a menos que supervisionado por um fisioterapeuta);
  • Não é o melhor para aperfeiçoar a sua técnica de corrida.
As dicas e sugestões mencionadas neste texto são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico ou profissional. Sempre consulte seu médico, nutricionista e educador física antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico ou fazer alterações em sua dieta.

Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!