O nosso corpo faz bastante força para bombear o sangue do coração para todas as regiões necessárias e quando encontram obstáculos pelo meio do caminho, como varizes ou excesso de gordura abdominal, essa força se torna sobrenatural.
Sabia que é a panturrilha que impulsiona o sangue dos membros inferiores para os superiores e exerce um papel fundamental no processo de circulação sanguínea? Uma panturrilha forte melhora a circulação e ainda alivia o impacto dos joelhos durante a corrida ou caminhada, por exemplo.
É importante ficar atento aos sinais que a sua panturrilha dá. Dores na região podem ser geradas por falta de circulação sanguínea e isso significa que os músculos das pernas não estão sendo exercitados o suficiente. Trabalhar a musculatura das panturrilhas auxilia na circulação, pois comprime as veias da perna e facilita o retorno do sangue ao coração. Correr, caminhar, andar de bicicleta e exercícios específicos para os músculos das pernas melhoram a circulação, evitam varizes e ajudam a diminuir a gordura abdominal.
Quando passamos a pensar em longo prazo, o fortalecimento da musculatura dessa região se torna ainda mais importante, isso porque com o envelhecimento ocorre a perda de massa muscular, as panturrilhas enfraquecem e o sangue circula com mais dificuldade. Sem exercício, a perda de massa muscular ocorre de maneira ainda mais rápida.
Uma boa dica para melhorar o retorno venoso é evitar ficar muito tempo em pé (para não dificultar a subida do sangue) ou muito tempo sentado. Essa última posição faz as veias dilatarem, causando mais pressão para bombear o sangue de volta ao coração. Alem disso, a gordura abdominal pressiona ainda mais as veias, aumentando a dificuldade do sangue para circular nessa região.
Vamos fazer um resumo de tudo isso? Faça atividade física regular e inclua exercícios diários que movimentam os músculos da panturrilha, se alimente bem, evite passar muito tempo na mesma posição e fuja do sedentarismo!
As dicas e sugestões mencionadas neste texto são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico ou profissional. Sempre consulte seu médico, nutricionista e educador física antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico ou fazer alterações em sua dieta.
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!