A origem do hóquei não é nada recente. Os indícios indicam que os egípcios e etíopes faziam isso há milênios e um pouco mais tarde gregos, romanos e astecas também corriam atrás de uma bola com um taco na mão. Mas apenas no século 18, na Inglaterra, é que o hóquei passou a tomar os moldes que são conhecidos hoje.
E como funciona esse jogo tão antigo?
Um campo de hóquei tem 91,4 metros de comprimento e 55 metros de largura, com gols em cada uma das extremidades. Ao redor de cada gol tem um semicírculo e os gols só podem ser marcados de dentro desse semicírculo. Os jogadores usam tacos com formato de um gancho para avançar com a bola em direção ao gol do adversário. As partidas são disputadas em 4 quartos de 15 minutos e vence a equipe que fizer mais gols.
Cada equipe é formada por atacantes, meios de campo e zagueiros, além de um goleiro. Apenas o goleiro pode tocar na bola com as mãos ou os pés, os outros jogadores só podem tocar na bola utilizando o taco.
Diferente do que acontece no futebol, no hóquei não há impedimento. A regra foi abolida em 1996 com o objetivo de aumentar a velocidade do jogo e isso acabou resultando também em um maior números de gols.
As partidas de hóquei são controladas por dois árbitros em campo, cada um em uma metade, com suporte adicional de um árbitro de vídeo (o nosso famosos VAR). Os árbitros em campo se comunicam através de rádio e um apoia o outra em tomadas de decisão.
Em algumas faltas, geralmente no semicírculo de arremesso, as equipes têm direito ao escanteio que funciona parecido com o do futebol: um jogador arremessa a bola de um dos cantos da área do adversário e os companheiros de equipe aguardam no semicírculo. Para faltas mais graves é concedido o pênalti: apenas o jogador e o goleiro. Nas fases eliminatórias e de classificação, as partidas que terminarem com empate serão decididas através de pênaltis: tentativa individual de um atacante marcar contra um goleiro em 8 segundos.
A Índia é o país com mais medalhas de ouro nos jogos olímpicos, com 8 medalhas do time masculino entre 1928 e 1980. Atualmente, os times masculino e feminino da Austrália, Holanda, Alemanha, Grã-Bretanha e Argentina são os com mais expressividade.
No Rio, em 2016, o time masculino argentino e o time feminino da Grã-Bretanha levaram o ouro. Quem será que vence em 2020? Vamos acompanhar para saber!
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!