IMC é a abreviação para Índice de Massa Corporal e é usado para indicar se você está abaixo do peso, com excesso de peso ou no peso ideal para a sua altura. É importante conhecer a medida do seu IMC, pois a variação do peso abaixo ou acima da faixa ideal aumenta os riscos para determinadas doenças.
Essa medida é útil para a maioria das pessoas com mais de 18 anos para se ter uma noção inicial de como está o peso, mas possui limitações, pois ele pode ser influenciado pela idade, sexo e etnia. Além disso o IMC não distingue massa magra de massa gorda e não reflete, necessariamente, a distribuição da gordura corporal.
Por isso é importante sempre procurar um médico para saber como realmente está a sua saúde e o seu peso, pois ele levará em consideração diversos fatores que não estão inclusos no cálculo do IMC.
Para calcular o IMC basta dividir o peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Por exemplo, se você pesa 60 kg e tem 1,60 metro de altura o seu IMC será de: [60/(1,60x1,60)] = 23,44 . Para saber a zona que você se encontra, basta consultar a tabela de referência. No Exemplo, o IMC está na zona “Normal”.
Pessoas com Baixo peso (IMC inferior a 18.5) devem procurar um médico e um nutricionista para entender o porquê de estarem abaixo do peso. Manter-se dentro da faixa saudável de peso melhora a capacidade do organismo de combater infecções e doenças.
Pessoas na faixa Normal ou Peso saudável (IMC de 18.5 a 24.9) não devem se descuidar, elas devem manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Pessoas na faixa Pré-obeso ou Sobrepeso (IMC de 25 a 29.9) estão perto da zona de obesidade e têm o risco aumentado para desenvolver doenças coronarianas e até mesmo diabetes. Manter o peso saudável ajuda a controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol, por isso é necessário que essas pessoas revejam a alimentação e pratiquem atividades físicas para entrarem na faixa do peso saudável. É aconselhável procurar um médico e um nutricionista para uma avaliação individualizada.
Pessoas na faixa de Obesidade (IMC superior a 30) têm alto risco de desenvolver doenças coronarianas, diabetes ou alguns tipos de câncer. Nesse caso é mais que necessário tomar medidas para reduzir o peso. Mesmo em pequenas quantidades, a redução de peso já pode beneficiar a saúde. Procure um médico e um nutricionista, é importante também manter uma rotina de exercícios físicos.
Muitas doenças estão associadas à obesidade como: apneia do sono, pressão arterial elevada (hipertensão arterial), diabetes tipo 2, colesterol elevado, doenças coronarianas, acidentes vasculares cerebrais (AVC ou derrame), muitos tipos de câncer, dentre outras. O IMC é apenas um dos sinais para indicar se você tem o risco aumentado para esse grupo de doenças, não deixe de procurar um médico!