Navegando pelo Instagram me deparei com esse texto incrível da escritora Jéssica Miranda (@petit_oiseauu), ele nos leva a uma reflexão interessante sobre conflitos.
Deixo a íntegra do post dela aqui para vocês:
"Dominação X submissão: o que elas têm a ver com o conflito?
Devemos começar levantando o questionamento : afinal, o que é assumir um conflito?E você, evita ou assume o conflito?
Eu diria que assumir um conflito tem a ver com assumir sua própria identidade. A esmagadora maioria das pessoas têm dificuldades com os conflitos simplesmente porque elas não fazem ideia de quem são e do que elas querem. Elas oscilam o tempo todo entre se submeter aos desejos do outro e impor seus desejos aos outros. A dominação e a submissão são os temperamentos que permeiam a existência de um conflito, e eles andam lado a lado, são faces da mesma moeda. Existem pessoas que fogem de conflitos porque temem as consequências da auto afirmação, elas acabam se submetendo. Mas essa submissão custa um preço caro, porque o acúmulo de coisas nas quais nos submetemos acabam vindo à tona em um dado momento e como uma bola de neve desencadeiam em conflitos dolorosos, regados à muita dor pela anulação e seguido de cobranças da parte do outro. Geralmente, quem se submete bastante não se conhece o suficientemente para reafirmar aquilo que é. Por não terem segurança daquilo que são, temem uma possível rejeição e engolem caladas, até a chegar a hora de vomitar tudo. Por sua vez, as pessoas dominadoras não são necessariamente as pessoas que se conhecem profundamente, geralmente são pessoas igualmente inseguras que temem sofrer com as consequências de uma escolha feita em conjunto e impõe a sua numa completa anulação do outro, para permanecer na zona do conforto já conhecida.
Pessoas que assumem um conflito, não são conflituosas. Muito pelo contrário. São pessoas seguras e capazes de estabelecer limites, de afirmarem suas próprias identidades levando em consideração as reivindicações do outro. Elas chegam num consenso porque do mesmo modo que ela sabe aquilo que ela é e o que ela quer, ela também capaz de acolher a revidicação alheia e de impor limites. Assumir conflitos é assumir sua própria existência no mundo de forma saudável e autêntica. Ninguém avança sem assumir conflitos. A vida harmoniosa não é uma vida sem a existência de conflitos, é uma vida onde conflitos são assumidos de forma consciente."
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!