Trabalhar é uma atividade cotidiana, mas que exige cuidados com a postura corporal. A má postura pode gerar sérios problemas em sua coluna que podem começar com dores leves e até evoluir para problemas mais graves.
As dicas abaixo são da Mestre em Fisiologia Bianca Vilela e servem para ajudar a aliviar as dores corporais, principalmente para pessoas que trabalham sentadas na maior parte do tempo.
1- Pulsos: Esta região é bastante frágil, por isso possui uma grande incidência de dores, desconfortos e lesões. Então, a especialista indica a importância de começar o dia alongando os antebraços (flexão e extensão das mãos) por 30 segundos em cada posição e para cada lado.
2- Pescoço: O pescoço é uma área que possui poucos músculos para proteger a articulação. "Se quiser manter a coluna cervical em dia, trabalhe no computador e no celular mantendo um ângulo entre o pescoço e o queixo de 90° graus", orienta Bianca.
3- Pernas: "Vamos imaginar um canudo, com o qual estou tomando um suco. O que acontece se eu dobrar este canudo? Simplesmente o líquido não vai passar com eficiência. É exatamente o que acontece com as nossas pernas quando passamos o dia inteiro sentado", explica a fisiologista. Isso quer dizer que, ao ficar muito tempo nessa posição, o retorno venoso não funciona com eficiência. Por isso, a especialista afirma que o ideal é se levantar e movimentar as pernas a cada uma hora de trabalho.
4- Panturrilhas: Bianca conta que podemos considerar as panturrilhas como um segundo coração, pois o sangue que fica acumulado nas pernas, devido à ação da gravidade, é projetado para cima novamente por meio da contração dessa musculatura. Por isso, é uma grande vantagem manter as panturrilhas tonificadas para reduzir desconfortos, sensação de cansaço e varizes. Para isso, ao se levantar, junte as pernas, fique na ponta dos pés e depois volte à posição inicial. Repita isso de 10 a 15 vezes sempre que puder.
5- Costas: A musculatura dorsal protege e estabiliza a nossa coluna. E é na coluna que desenvolvemos os principais desvios posturais, tal como a profusão dos ombros (mantê-los projetados à frente). Então, é de extrema importância realizar exercícios que irão trabalhar as costas, como a remada com profusão de halteres ou até mesmo um simples exercício de rotação dos ombros para trás.
A especialista ainda afirma que é necessário uma boa cadeira, com apoio firme para as costas, regulagem de altura e apoio para os antebraços.
Referência: Minha Vida
As dicas e sugestões mencionadas neste texto são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico ou profissional. Sempre consulte seu médico, nutricionista e educador física antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico ou fazer alterações em sua dieta.
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!