segunda-feira, 18 de maio de 2020

Atividade física e o pós parto

Durante os 9 meses da gravidez o corpo da mulher passa por diversas mudanças. O corpo dela se prepara para o crescimento do bebê, o útero cresce e os outros órgãos se deslocam e vão se acomodando apertados até o final de todo o processo. Além disso, o centro de gravidade da mulher vai mudando conforme a barriga cresce, por isso é muito comum dores na lombar nessa fase. Sem falar no ganho de peso que naturalmente ocorre.


Mas e depois do parto, a mulher pode voltar as atividades físicas como costumava fazer? A resposta é: depende da recomendação do seu médico! Mas é consenso de que é necessário ter muita paciência, ter consciência de que seu corpo se preparou por 9 meses para conceber um bebê e ele não voltará ao seu normal em 9 dias. A volta do organismo da mulher ao seu normal é um processo longo e lento, pois essa não é prioridade neste momento. Em primeiro lugar vem a saúde do bebê e a amamentação.

Um informação relevante é que o início das atividades no pós parto depende do tipo de parto: A recuperação de uma cesariana é mais lenta do que um parto normal. Em média a recuperação de um parto normal é de 15 dias e a mulher já pode iniciar com exercícios mais leves ou moderados. Já a cesariana precisa de 30 dias em média para que a mulher se recupere, porém, diferentemente do natural, a cesárea restringe algumas práticas, principalmente as que envolvem a musculatura do abdômen, que passou por cirurgia. Nos dois casos o acompanhamento médico é essencial.

Os exercícios físicos são excelentes para que a mulher quebre um pouco da rotina no pós parto, além de ser uma ótima forma para recuperar a condição física de antes da gravidez, mas eles devem ser feitos da maneira correta para trazer benefícios, caso contrário poderá até afetar a qualidade do leito materno ou prejudicar o organismo. Por isso, escute o que o seu médico tem a dizer e procure um profissional de educação física para elaborar um treino específico para as suas necessidades.

Evite exageros, principalmente nas primeiras semanas, pois a sua musculatura, postura e organismo como um todo estão se readaptando. O bebê também precisa de uma atenção maior no início, pois é a fase em que ele e a mãe estão se conhecendo, por isso coloque a atividade física devagar de volta à rotina e vá aumentando aos pouquinhos com o passar do tempo.

Caminhadas, corridas leves, Pilates e ioga são ótimos para começar e recuperar um pouco do condicionamento físico. Volto a dizer que é essencial ter um acompanhamento médico, além de orientação e auxílio dos profissionais de educação física para evitar complicações. As atividades físicas são benéficas, mas devem estar de acordo com a fase atual do seu organismo para melhorar a saúde e ajudar na parte estética. 


Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!