Correr na esteira não é para qualquer um. Requer muito foco a cada quilômetro percorrido sem variação de terreno e de paisagem. Há quem diga que corredor real é aquele que corre na rua, mas a esteira é uma ótima ferramenta que permite um esforço consistente em um ambiente confiável em qualquer horário e sem variações climáticas.
Sim! É possível treinar com sucesso na esteira e ainda melhorar o seu desempenho com algumas dicas:
1. Encontre uma esteira em que você se sinta confortável e “fique” com ela: em uma academia com várias esteiras, nem sempre a “sua” estará disponível, mas você pode tentar usá-la sempre que possível para avaliar melhor o progresso entre uma corrida e outra. O importante é criar uma base de medição para referência do seu esforço e consistência em um determinado tipo de máquina que, de preferência, você já tenha usado antes;
2. Verifique se a esteira está nivelada ao chão: um desnível, por mais leve que seja, pode gerar graves lesões a longo prazo, porque as pernas precisam trabalhar mais para manter o equilíbrio e isso pode gerar uma sobrecarga em algumas articulações;
3. Procure usar esteiras que tenham um espelho na frente: isso não é narcisismo! Se olhar no espelho durante a corrida ajuda a ter uma melhor percepção dos seus movimentos e assim gerenciar a sua fadiga. Você poderá ver se a postura está correta ou se está gastando energia demais cerrando os punhos ou forçando o rosto, por exemplo. A partir do momento que você tem a percepção do seu corpo, você passa a correr mais relaxado e consegue minimizar a fadiga. Além disso, estabelece melhores hábitos e resistência postural.
4. Tente simular a resistência natural do vento sempre que possível: Como fazer isso? Usando um ventilador para gerar uma resistência artificial do vento, por mínima que seja. É claro que simular essa condição externa não é tão importante, o que importa mesmo é o esforço que você faz. Se você estiver se esforçando em seu treino, o resultado será a melhora da sua aptidão geral para a corrida.
5. Crie consistência nos tempos e nas corridas longas: consistência é a chave para um bom treinamento! Normalmente, a esteira está sempre disponível e está exatamente onde estava antes. Você pode medir o progresso com mais eficiência porque possui um ambiente consistente na mesma máquina (ou similar). Um ambiente consistente permite uma programação consistente e um planejamento melhor. Seu treino longo não será imprevisível, você não precisará parar em sinais ou se preocupar com o tráfego e muito menos com as condições climáticas e de terreno. Você não precisará repor sua água. Tudo estará ao seu alcance e na sua frente. Use isso a seu favor!
6. Vá com calma! Quem nunca correu mais do que deveria e ficou quebrado depois? Faça treinos fáceis que permitam a recuperação. Para isso defina o ritmo lento na esteira, ligue a TV ou coloque uma música e aproveite! A esteira permite que você defina o ritmo e o mantenha sem preocupações.
Há um grande valor em correr com tantas “facilidades”, não é mesmo? Aspas porque correr não é fácil! Hahahahaha
Referências: Podium Runner (clique aqui para ver a matéria completa em inglês)
As dicas
e sugestões mencionadas neste texto são apenas para fins de informação geral e
não devem ser interpretadas como aconselhamento médico ou profissional. Sempre
consulte seu médico, nutricionista e educador física antes de iniciar qualquer
programa de condicionamento físico ou fazer alterações em sua dieta.
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!