quinta-feira, 21 de maio de 2020

Esporte Paralímpico do dia: Parataekwondo

O primeiro campeonato mundial de parataekwondo foi realizado em 2009, na cidade de Baku – Azerbaijão. Atualmente o campeonato mundial é realizado a cada 2 anos e após 2020 se tornará anual. Em 2015 o parataekwondo foi anunciado como parte do programa paralímpico e fará a sua sua estreia em Tóquio que ficou para 2021.


As classes esportivas do Taekwondo são definidas pela letra P (poonse - forma) e K (kiorugui – luta). A modalidade de Poonse é disputada por atletas com deficiência visual (P10), deficiência intelectual (P20), deficiência física (P30) e baixa estatura (P70). A classe KP60 é para surdos. A modalidade kiorugui é para deficientes físicos (K 40). Apenas as classes K43 e K44 fazem parte do programa paralímpico.

Os atletas da classe K43 (Atletas com amputação bilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia bilateral) podem competir na classe K44 (Atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores).

Além da divisão de classe, os atletas são divididos por categorias de pesos: masculino com até 61 kg, até 75 kg e acima  de 75 kg; feminino com até 49 kg, até 58 kg e acima de 58 kg.

Durante a luta os atletas usam protetores na cabeça e no tronco. A competição paralímpica acontece na mesma quadra que a olímpica em 3 rounds de 2 minutos com 1 minuto de intervalo entre eles. Os atletas pontuam entre 2 e 4 pontos para ataques válidos. Se a competição terminar empatada após 3 rounds, um round desempate é disputado.

É uma disputa emocionante e um belo exemplo de superação!


Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!