quinta-feira, 14 de maio de 2020

Esporte Olímpico do dia: Ginástica Artística

A prática de movimentos semelhantes aos realizados hoje na ginástica artística conta com relatos no Egito Antigo. Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

Flávia Saraiva - Destaque da Seleção Brasileira de Ginástica Artística
A ginástica é um dos quatro esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas. Os outros são atletismo, esgrima e natação.

Há provas distintas para homens e mulheres. No feminino, são disputadas as seguintes provas: solo, salto, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Os homens competem nas provas de barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto, argolas e solo. Em ambos, os atletas que competirem em todas as provas disputarão, ainda, medalhas no individual geral, além da disputa geral por equipe.

A cada prova o atleta é avaliado de acordo com a dificuldade da série (Nota A - técnica) e a execução dos movimentos (nota B - equilíbrio e estabilidade).  Cada aparelho faz exigências únicas ao atleta, testando sua força, agilidade, coordenação, velocidade e resistência. O solo das mulheres é realizado com acompanhamento musical, acrescentando uma dimensão adicional à competição, enquanto que o dos homens é executado em silêncio. Os juízes marcam cada atleta na complexidade e estética de suas técnicas executadas, considerando outros aspectos como equilíbrio e estabilidade.

Arthur Zanetti - Brasileiro Campeão Olímpico nas Argolas em Londres 2012
Sistema de disputa: Os oito melhores de cada aparelho avançam para a final. Há premiação por aparelhos e também do individual geral, que é a soma de todos (seis aparelhos no masculino e quatro no feminino).

Não há como falar de ginástica artística sem falar da romena Nadia Comaneci que protagonizou um feito histórico nas Olimpíadas de Montreal-1976. Após uma apresentação de gala nas barras assimétricas, ela se tornou a primeira ginasta da história (incluindo homens e mulheres) a receber nota máxima de todos os sete jurados. Naquela edição, ela conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro (barras assimétricas, trave e individual geral), uma de prata (por equipe) e uma de bronze (solo).

Referência: Rede Nacional do Esporte 

Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!