segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Como voltar a correr após um tempo parado.

Tem algo que quase todo corredor já experimentou: ter que parar de correr devido a uma lesão, falta de motivação, gravidez ou doença é muito comum. É importante que você saiba como voltar ao treinamento (o caminho seguro!) após uma longa pausa. Leia o conselho de Sabrina Wieser, treinadora de corrida, para o Site Adidas Runtastic sobre como voltar mais forte depois de uma folga do que mais amamos: correr. 

O que acontece com o seu corpo durante um tempo parado?

Não importa se os motivos da sua pausa na corrida foram porque você não teve escolha (doença, lesão, fadiga, etc.) ou porque você ficou sem disposição - a maneira como nosso corpo reage a isso é a mesma. Seu volume sanguíneo e limiar de lactato irão eventualmente diminuir após algum tempo. O bom é que quanto mais você treina antes do intervalo, mais rápido seu corpo vai voltar à rotina. Os iniciantes terão muito mais dificuldade em voltar a treinar do que as pessoas que correm há anos.

Voltando a correr após um intervalo

Fato interessante: nosso corpo nunca esquece uma paixão. Assim que você começar a correr novamente, tudo parecerá muito familiar. A memória muscular é uma característica incrível do nosso corpo. Psicologicamente, também é mais fácil voltar a algo familiar - algo que já fizemos antes - em vez de começar uma nova atividade física pela primeira vez. Você verá que começar a correr após uma longa pausa será muito melhor do que o esperado.


Domínio dos seus pensamentos acima de tudo!

Quando Sabrina teve que parar de correr por causa de uma fratura por estresse, anos atrás, ela ficou bem triste no início. Estava treinando para a sua primeira meia maratona e, do nada, precisou parar de correr por várias semanas! O que? Se você chegou a um ponto em sua “carreira de corredor” como esse: mantenha-se positivo. Existe algo de bom em cada situação, mesmo quando não nos parece razoável à primeira vista. Por isso, ela dizia a si mesmo que poderia começar a treinar novamente em 4 semanas e que poderia ser muito pior. Não cometa o erro de pedir pizza todas as noites e se tornar um viciado em televisão. Ajude seu corpo a se curar e se recuperar. Vibrações positivas apenas.

Use o tempo para coisas para as quais você não teve tempo no passado. Essas podem ser as primeiras semanas com seu filho recém-nascido ou explorar novas atividades de treinamento alternativo, como andar de bicicleta ou nadar. No momento, não se importe com o porquê de você não ser capaz de correr. Não se concentre nisso. Use a chance e cresça com a situação. Sabrina aprendeu na sua primeira pausa para corrida que tinha que ouvir seu corpo e tirar um tempo para me recuperar e descansar. A mentalidade certa é a chave!

Dicas de como voltar aos treinos

Durante a pausa da corrida, poderá ocorrer perda muscular. Isso é normal e não há motivo para pânico, porque você vai recuperar os ganhos muito rapidamente quando começar a malhar novamente. Mas, não importa o quão ansioso você esteja, não se esqueça da importância de retornar aos treinos devagar - não importa há quanto tempo você estava treinando.

A tabela abaixo é uma sugestão genérica de como voltar ao treinamento, dependendo do tempo em que você esteve parado:

Esta tabela mostra que pausas mais curtas não atrapalham muito seu treinamento. Na verdade, é fácil voltar à sua distância de corrida normal imediatamente. Pausas mais longas, especialmente devido a lesões ou doenças, exigirão passos muito mais lentos de volta à normalidade como corredor. Em caso de lesão ou doença, você saberá que está pronto para correr novamente apenas se for capaz de caminhar por 45 minutos sem interrupções ou dor. Corridas mais curtas e leves em dias alternados são a melhor aposta agora. Seu corpo precisa se ajustar ao treinamento, então siga a regra dos 10% aqui. Aumente sua distância em cerca de 10% a cada semana até que você esteja de volta ao normal antes de fazer o intervalo. Jamais esqueça de agendar seus dias de descanso.

Quando perdemos a motivação no meio do caminho

Você tem estado menos ativo nas últimas semanas ou meses? A motivação se perdeu ao longo do caminho? Que tal se inscrever para uma corrida de 5 km para que haja algo para o qual você esteja realmente treinando? Dá um propósito ao seu treinamento e ajuda na motivação diária. Um conselho: treine com amigos ou junte-se a um grupo de corrida. Correr em grupo é muito divertido e ótimo para responsabilidade. E por último, mas não menos importante, nunca se esqueça de que o fracasso acontece por algum motivo, faz parte da sua jornada e só o tornará mais forte.

Referências: Site Adidas Runtastic 

As dicas e sugestões mencionadas neste texto são apenas para fins de informação geral e não devem ser interpretadas como aconselhamento médico ou profissional. Sempre consulte seu médico, nutricionista e educador física antes de iniciar qualquer programa de condicionamento físico ou fazer alterações em sua dieta.

Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!