O texto de hoje é da Nutricionista Carolina Sartori (@sartori.carol). Um dos trabalhos mais importantes feitos por Carol é combater as mentiras não comprovadas cientificamente que são espalhadas por esta grande rede.
#Repost @sartori.carol
• • • • • •
1. Açúcar não causa câncer, mas consumo de açúcar em excesso favorece a obesidade e obesidade é fator de risco para alguns tipos de câncer. Para engordar a pessoa precisa comer em excesso, com açúcar ou não. Uma alimentação inadequada, com ou sem obesidade, também eleva o risco de alguns tipos de câncer.
2. O açúcar não “alimenta o tumor” porque o tumor alimenta-se, dizendo a grosso modo, da pessoa. Se o paciente oncológico não comer adequadamente corre risco entrar em um estado de caquexia e isso eleva muito a mortalidade, isso porque o metabolismo das células (cancerígenas ou não) tem diversas vias de obtenção de energia (gordura, carboidrato, proteína).
3. Como as células usam energia de diversas formas, a glicose é UM DOS substratos para isso e pode vir do açúcar ou de praticamente qualquer outro alimento. E se não tiver alimento os estoques de massa muscular e gordura serão consumidos para gerar energia, seja na pessoa com câncer ou na pessoa saudável. Por isso o aspecto de um anoréxico, de um paciente oncológico com caquexia ou de uma pessoa morrendo por privação de alimentos é o mesmo!
4. Não se recomenda uma dieta rica em açúcar para ninguém! Nem para pacientes oncológicos nem para pessoas saudáveis. A dieta para quem tem câncer é dieta saudável respeitadas as individualidades de cada paciente e as manifestações da doença.
5. Dieta cetogenica não cura câncer. É mais fácil matar a pessoa de fome do que o tumor.
6. Não existe “dieta anticâncer” ou “dieta para câncer”. A dieta adequada depende das manifestações da doença em cada paciente, que deve ser avaliado individualmente!
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!