Você gosta de correr e pensa em levar o esporte um pouco mais a sério, para bater seus recordes ou completar distâncias mais longas?
Então, hoje vou dar algumas dicas que vão ajudar a melhorar seu desempenho, baseadas nos seis princípios que o americano Jack Daniels, um dos mais renomados treinadores de corrida, considera primordiais para alguém se tornar um bom corredor.
1 - É necessário desenvolver um sistema cardiovascular robusto, para que os músculos consigam se suprir de oxigênio durante as atividades físicas. Isso é feito com um programa de treinamento bem planejado, que combina treinos longos, intervalados, rodagens leves.
2 - É importante desenvolver os músculos específicos da corrida, que precisam ser treinados para que haja uma excelente absorção do oxigênio e nutrientes. Esse fator está muito ligado ao anterior e também é obtido com um bom programa de treinos.
3 - Aumentar o limiar de lactato —intensidade (velocidade ou esforço) de exercício em que o lactato começa a acumular no sangue, pois a produção da substância passa a ser maior do que a capacidade do corpo em removê-lo. Um atleta não consegue correr muito tempo acima desse limiar e entra em fadiga. Ou seja, ao aumentar o limiar de lactato, você vai conseguir correr mais rápido por mais tempo. Como fazer isso? Aposte em treinos intervalados, em que você corre curtos períodos acima do limiar e faz pausas para descansar.
4 - Melhorar o sistema cardiovascular e os componentes periféricos para um aumento da capacidade aeróbica, pois seu desempenho depende diretamente da quantidade de oxigênio que seu corpo consegue absorver (VO2 máximo).
5 - Desenvolver a velocidade de modo que consiga manter uma cadência durante toda a corrida e ter resistência para que no final da corrida consiga dar o sprint final.
6 - Focar na melhora da economia da corrida, que é o funcionamento conjunto de velocidade, limiar de lactato e VO2Máx.
Para que você se torne um corredor mais rápido e mais forte procure um profissional da área para incorporar a combinação ideal de treinamento, desenvolvimento de resistência, força e velocidade. O treinamento pode ser programado para seu nível de aptidão física atual ou para o número de semanas que você tem disponível para treinar até sua prova.
O texto é a íntegra do publicado no blog Viva Bem pelo colunista Fernando Guerreiro em 26/09/2020.
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!