"A vida não é fazer dieta. A dieta é que tem de entrar na nossa vida. Não vou deixar de fazer um bolo de anos a um filho, porque estou de dieta. Não vou faltar aos aniversários da minha mãe ou dos meus amigos. E se comer bolo, o mundo não vai acabar. É que se for para fazer uma dieta tão rigorosa, uma pessoa tem de se isolar. E isso não é real, porque a vida não é assim... A dieta deve ser parecida com a vida que vamos ter a seguir. Caso contrário, depois engorda-se tudo outra vez."
O trecho citado é da nutricionista portuguesa Ágata Roquette, autora do "O Grande Livro da Alimentação Saudável". Segundo ela, emagrecimento e alimentação saudável são coisas bem diferentes. Para emagrecer é necessário causar um pequeno desequilíbrio, seja a nível calórico, seja de alguns nutrientes. De outra forma, a pessoa não perde peso.
Há quem pense o contrário, mas alguns alimentos saudáveis engordam. Não podemos exagerar no abacate, mel, azeite ou frutas secas, por exemplo, pois são alimentos altamente calóricos. As pessoas exageram na dosagem desses alimentos e comem a quantidade de calorias de um Big Mac, embora seja mais saudável. Segundo Ágata, esse é o maior erro que muitas pessoas cometem sem saberem.
A alimentação saudável é composta por todas as refeições e com todos os nutrientes, já quando falamos em emagrecimento é necessário causar um pequeno desequilíbrio na dieta, retirando a ingestão de algum alimento. Claro que apenas um nutricionista vai fazer o acompanhamento adequado da sua necessidade específica.
É muito importante ficar atento a outras circunstâncias da vida que podem atrapalhar no emagrecimento como depressão e ansiedade. É preciso também cuidar da mente para não sofrer com a pressão para perder peso num passe de mágica. Com descontração, tranquilidade e alimentação saudável, as pessoas chegam ao objetivo, achando o próprio ritmo e mantendo a sua vida social.
Busque sempre o equilíbrio que o resto flui!
Recomendo a leitura completa da entrevista com Ágata: Clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!