O excesso de peso e a obesidade são fatores que aumentam os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O índice de massa corporal (IMC) é a primeira medida utilizada para detectar uma obesidade, mas alguns outros fatores devem ser levados em consideração na hora de determinar o risco que um indivíduo corre, um deles é quantidade de gordura acumulada na região da barriga. Essa gordura está mais associada a doenças crônicas do que a gordura acumulada no quadril, por exemplo.
Mas como podemos avaliar a quantidade de gordura abdominal? Ela é medida através da circunferência abdominal ou perímetro abdominal e é considerada a mais perigosa para a saúde por oferecer um maior risco de o indivíduo desenvolver problemas cardiovasculares.
Para medir a sua circunferência você pode utilizar uma fita métrica, ela deve ser enlaçada mais ou menos na altura do umbigo e alinhada, respire fundo e solte o ar. Verifique a medida dada em centímetros. Para as mulheres a medida ideal é até 80 centímetros, risco moderado entre 80 e 88 cm e alto risco acima de 88 cm. Já para os homens o ideia é até 94 cm, risco moderado entre 94 e 102 cm e alto risco acima de 102 cm.
Além das doenças cardiovasculares, o risco para o aparecimento de pressão alta, diabetes mellitus, colesterol e triglicerídeos altos aumenta consideravelmente quando o perímetro abdominal está fora das medidas ideais.
A prevenção através de uma dieta bem planejada e saudável associada à prática regular de exercícios é a melhor forma de evitar o aumento da circunferência abdominal. Mas se você já está na faixa de risco, procure orientação médica. O médico levará em conta a história clínica, antecedentes familiares e outros fatores de risco, além de verificar como anda a sua alimentação e a prática de exercícios físicos.
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!