É difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido dores nos joelhos em algum momento da vida, elas podem surgir após uma queda ou um trauma e após executar muitos exercícios físicos sem a preparação adequada, mas também pode indicar que há uma lesão ou um problema mais grave.
Os joelhos são articulações instáveis e que são acionadas diversas vezes ao dia. Elas possibilitam os movimentos de deslocamentos como caminhada, saltos, corridas, marchas, entre outros. Todo o peso do corpo passa pelos joelhos durante a execução desses movimentos e por isso eles estão constantemente sujeitos a lesões e patologias.
Para evitar esses problemas é necessário realizar um trabalho preventivo que envolve basicamente fortalecer essas articulações. Se o joelho não tem a estabilidade necessária, a transferência de força entre o quadril e os membros inferiores afeta diretamente as estruturas estabilizadores, causando pressão excessiva nos ligamentos, meniscos, tendões e patela. Essa pressão geralmente causa as dores.
Se você sente dores no joelho, prevenir é o melhor caminho. Por isso é necessário procurar um médico ortopedista para identificar qual é a causa do seu problema específico e, a partir disso, definir um plano de fortalecimento adequado para a sua necessidade junto a um profissional de educação física.
E é sempre bom lembrar: sentir dor constantemente não é normal! Sempre que sentir dor, procure um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!