quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Esporte Olímpico do Dia: Hipismo

Hoje vamos falar do esporte mais charmoso das Olimpíadas: o hipismo. É lindo ver a sincronia entre os atletas e os cavalos, eles parecem executar passos de dança na pista, além de ser muito elegante.


O hipismo é a única modalidade olímpica em que homens e mulheres competem juntos na disputa por medalhas, nas provas mistas, em condições de igualdade. É também a única prova que envolve a participação de um animal. No Brasil, Nelson Pessoa foi primeiro grande destaque, seguido por seu filho Rodrigo Pessoa. Outro destaque do país é Doda Miranda.

Como esporte olímpico, o hipismo foi disputado pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, com provas de saltos. A modalidade só retornou às Olimpíadas em 1912, em Estocolmo, tendo, depois disso, aparecido em todas as edições.

Nas olimpíadas o hipismo se divide em 3 modalidades: salto, adestramento e concurso completo de equitação. Podem ser disputadas individualmente ou em equipes. 

Na prova de salto, o atleta precisa passar por uma sequência de obstáculos que ficam espalhados por uma pista. A cada falta o atleta pode receber punições. Os obstáculos podem chegar a ter 165 cm de altura e 200 cm de extensão.

Na prova de adestramento, o atleta, sem falar com o cavalo, orienta a execução de uma série de movimentos, como círculos, diagonais e o outros.

O curso completo de equitação engloba as provas de salto, adestramento e de cross country. Durante a prova é preciso passar por obstáculos que simulam elementos naturais como troncos, cercas, subidas e descidas. Essa prova é disputada em 3 dias e a velocidade do conjunto (atleta + cavalo) pode atingir 30km/h. 😱


Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!