Talvez você não saiba, mas o Parque Aquático Maria Lenk, cenário dos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro, leve esse nome em homenagem a uma grande atleta da natação brasileira. Maria Lenk foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial e primeira sul-americana a participar de uma Olímpiada, em 1932, quando tinha apenas 17 anos.
Ela é considerada uma pioneira da natação moderna, pois foi a primeira mulher a usar o nado borboleta em competições e foi a responsável por introduzir este tipo de nado nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim.
No início dos anos 40, foi a única mulher da delegação de nadadores sul-americanos que excursionou pelos Estados Unidos e ainda quebrou doze recordes norte-americanos. Além disso, Maria Lenk ajudou a fundar a escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ainda hoje detém diversos recordes mundiais de masters, entrando para o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA) em 1988, quando foi homenageada com o Top Ten da entidade máxima do esporte por ser um dos dez melhores nadadores master do mundo.
Maria Lenk foi ainda uma grande estudiosa e lançou o livro Longevidade e Esporte que fala sobre os benefícios trazidos pela prática de esportes. Faleceu aos 92 anos e nadava cerca de 1500 metros por dia até seus últimos dias de vida.
Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!