Os exercícios físicos ajudam a evitar doenças cardiovasculares e a manter a forma, mas há algumas atividades-chave que ajudam o nosso corpo a envelhecer melhor. Esses exercícios são para fortalecer os músculos e ossos e melhorar o equilíbrio.
Esse tipo de exercício auxilia na manutenção e melhoria da saúde de todos os adultos, não apenas nos idosos e é recomendável incorporá-los à rotina ao menos duas vezes por semana. O importante é combinar exercícios aeróbicos com atividades de equilíbrio e fortalecimento. Essa combinação de atividades físicas nos ajuda a estar bem na juventude e a permanecer independentes, conforme envelhecemos.
Grande parte das pessoas não tem clareza da importância de cuidar da força do corpo para uma saúde geral, principalmente dos músculos e ossos. De acordo com especialista, as massas ósseas e muscular tendem a atingir o pico ante de chegarmos aos 30 anos.
A partir dos 30 começa um declínio natural. Entre as idades de 18 e 30 anos, esse tipo de exercício aumenta a força muscular e óssea. Entre 30 e 60 anos, eles mantêm a força e reduzem o declínio natural. A partir dos 65 anos, eles preservam nossa força e independência. Além disso, os exercícios de força e equilíbrio também podem melhorar os resultados futuros após momentos importantes em nossas vidas, como gravidez, menopausa, diagnóstico de doenças, aposentadoria ou período pós-operatório.
Por outro lado, essas atividades ajudam a melhorar o humor, os padrões de sono, aumentam os níveis de energia e reduzem o risco de morte prematura.
Em que consistem esses exercícios?
De acordo com matéria divulgada pela BBC, são recomendados:
* exercícios de resistência, como levantamento de peso ou usando o próprio peso corporal;
* jogos com raquetes, como tênis, pingue-pongue ou badminton;
* dança;
* jogos com bola;
* fazer trilhas.
Os exercícios específicos e sua intensidade devem ser adaptados à saúde e à condição física de cada indivíduo.
Além disso, os especialistas afirmam que atividades como ioga ou tai chi são boas para os ossos, músculos e equilíbrio. Isso pode prevenir quedas, que causam 95% das fraturas de quadril, de acordo com dados do governo britânico.
Por outro lado, a fraqueza muscular aumenta o risco de quedas em 76%, e aqueles que já caíram uma vez têm três vezes mais chances de cair novamente.
Referências: BBC
Visite o nosso site e o nosso Instagram (aqui)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!