segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Conhece a diferença entre o HIIT e o SIT?

Já falamos do HIIT por aqui, mas vamos relembrar e falar também de uma outra modalidade de HIIT que é o SIT. Afinal, o que são essas siglas e quais as principais diferenças?

Foto: Shutterstock

HIIT - A sigla HIIT se refere ao termo em inglês para High Intensity Interval Training, ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Este treino intercala picos de alta intensidade cardiorrespiratória e descanso ativo.

SIT - Já o SIT, sigla para Sprint Interval Training , é um treino composto por séries de grandes esforços com duração de 30 segundos intercalando com períodos de recuperação entre 2 e 4 minutos.

E quais as principais diferenças? A personal trainer Raquel Basílio esclarece em entrevista ao Globo Esporte (aqui): 

- O HIIT é um treino de alta intensidade, muito eficiente e que contribui diretamente para melhora da performance em outras atividades físicas. É um estilo de treino rápido, que não atrapalha em nada na rotina, o que faz com que as pessoas se tornem adeptas com mais facilidade. Já o SIT, o Sprint Interval Training, é um protocolo de HIIT. A diferença é que no SIT o tempo de descanso é um pouco maior, de 2 a 4 minutos. Mas não pensem que o SIT é mais fácil devido ao tempo de descanso. Se você der um tiro de 30 segundos dando seu máximo, vai sentir que os 4 minutos de descanso podem parecer pouco - explica Raquel.

O treino de alta intensidade se popularizou nos últimos anos e começou a ser amplamente utilizado para aprimorar os sistemas aeróbio anaeróbio de atletas. Este treinamento também começou a ser reconhecido como um aliado para o emagrecimento devido ao esforço exigido durante a atividade.

Quem pode praticar?

Foto: Shutterstock

Raquel também esclarece:

Como o próprio nome já diz, estes tipos de treino são realizados de maneira intensa. Logo, se você não está praticando nenhuma atividade física de forma regular, é necessário uma adaptação antes de iniciá-los.

- O HIIT é uma atividade intensa, então obviamente pessoas que não são treinadas, vão ter dificuldades para fazer. O ideal é começar com pequenos tiros, descansar o tempo que for necessário para que aos poucos possam melhorar o tempo de descanso, a velocidade e a intensidade dos tiros. Mas, assim como a musculação, esse aumento da intensidade precisa ser moderado e gradual, porque se a pessoa corre o risco de ocasionar uma lesão. Esses protocolos foram adaptados justamente por serem muito intensos e para serem praticados por pessoas de “qualquer nível” (de aptidão física) - recomenda a personal trainer.

Raquel também comenta que, para os sedentários, o ideal é iniciar com uma atividade moderada, de forma intervalada e ir aumentando aos poucos a intensidade dos treinos. A personal adverte que cardiopatas e pessoas com lesões graves devem passar por uma avaliação médica antes de iniciar os treinos.

Já para quem tem uma rotina ativa e quer experimentar os treinos de alta intensidade, a atividade pode ser realizada de uma a duas vezes por semana com protocolos que podem durar de 8 a 12 minutos.

Referências: Globo Esporte

Já conhece a nossa loja física? Venha nos visitar! Segundo piso do Águas Claras Shopping, nova etapa. 😊😊

E se você não é do Distrito Federal, continue nos acompanhando por aqui!

Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!