quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Dica de Saúde: Fevereiro Roxo - Lúpus

Continuando a programação do fevereiro roxo, hoje traremos informações sobre lúpus.



"Considerada uma doença inflamatória autoimune, o lúpus ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. O nome científico é “Lúpus Eritematoso Sistêmico” (LES) e pode afetar diversos órgãos e tecidos do corpo, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, especialmente se não for tratado adequadamente, pode levar à morte.

Ainda não se sabe, ao certo, qual a sua causa, nem o que faz com que o sistema imunológico se volte contra os tecidos saudáveis do corpo. Entretanto, estudos indicam que as doenças autoimunes podem acontecer devido a uma combinação de fatores hormonais, infecciosos, genéticos e ambientais. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e sexo, principalmente, entre 20 e 45 anos.

“É uma combinação de fatores. Ou nasce com uma tendência para tê-la, ou a desenvolve em determinada época da vida, seja por fatores genéticos ou ativação do sistema imunológico. Mas quanto mais cedo for diagnosticada, mais se pode ter controle sobre seus sintomas”, afirma Rodrigo Aires, referência técnica distrital (RTD) de Reumatologia da Secretaria de Saúde do DF.

SINAIS – Normalmente, a pessoa descobre que tem lúpus após uma crise desencadeada por algum desses fatores: exposição à luz solar de forma inadequada e em horários inapropriados; infecções que podem iniciar o lúpus ou causar uma recaída da doença; uso de alguns antibióticos e de medicamentos usados para controlar convulsões e pressão alta.

A dica é ficar bem atento aos sintomas da doença. “O que mais chama atenção é o aumento da sensibilidade da pele ao sol, vermelhidão em áreas expostas à luz solar, assim como o aparecimento de manchas e placas vermelhas pelo corpo”, informa o RTD de Reumatologia."

Referências: Mulheres do Agro (aqui).

Neste blog sempre buscamos relacionar problemas de saúde à prática de atividade física e com o lúpus não seria diferente. Em uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília, o professor de Educação Física, Sandor Balsamo comprovou que treino muscular monitorado alivia sintomas do lúpus e que o treinamento deve ser utilizada como um procedimento terapêutico importante a ser conjugado ao tratamento tradicional das pacientes que sofrem do mal. Para ler a pesquisa, basta clicar aqui.

Já conhece a nossa loja física? Venha nos visitar! Segundo piso do Águas Claras Shopping, nova etapa. 😊😊

E se você não é do Distrito Federal, continue nos acompanhando por aqui!

Visite o nosso site! https://www.kmfitness.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!