Há um grande mito de que pessoas com varizes não podem praticar atividades físicas de alto impacto como a corrida, pois muitos acham que a prática gera dores nas pernas ou podem até fazer romper vasos sanguíneos dilatados. Saiba que a prática de exercícios aeróbicos, inclusive a corrida, melhora a circulação sanguínea e pode evitar que elas se agravem.
Segundo o professor da Unicamp, Bruno Rodrigues, as varizes ocorrem quando as veias das pernas perdem a elasticidade e dilatam. Assim, suas válvulas deixam de funcionar de forma eficiente e o sangue venoso, que deveria voltar ao coração, fica "empoçado, provocando deformação nos vasos, sensibilidade na pele e coloração diferente.
De forma geral, a prática regular de exercícios físicos melhora a circulação no organismo como um todo e, consequentemente, a saúde dos vasos sanguíneos. Além disso, a contração dos músculos das pernas durante a atividade física funciona como uma 'bomba de sangue', impulsionando seu retorno ao coração.
O treinamento de força (musculação, treino funcional etc.) também está liberado para quem tem varizes e gera benefícios, principalmente porque ao fazer exercícios que recrutam os músculos da panturrilha há uma melhora no retorno do sangue venoso.
É importante lembrar que a obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para a doença em quem tem predisposição a varizes. Então é melhor nem arriscar e praticar exercícios!
Atenção! Não saia fazendo atividades físicas por aí! Consulte um médico para saber se você está liberado ou se há alguma restrição, além de contar com orientação de um profissional de educação física durante o treino.
Referências: Viver Bem Uol
Visite o nosso site e o nosso Instagram (aqui)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!